Como é óbvio o museu de Amadeo de Souza Cardoso é uma das potencialidades que é capaz de desenvolver a nossa cidade. Este mesmo museu é alvo de visitas por parte de muitos turistas.
O Museu Amadeo de Souza Cardoso, outrora Biblioteca - Museu Municipal de Amarante, foi fundado, em 1947, pelo Dr. Albano Sardoeira, visando reunir materiais respeitantes à História Local e lembrar artistas e escritores nascidos em Amarante: António Carneiro, Amadeo de Souza Cardoso, Acácio Lino, Manuel Monterroso, 0 Abade de Jazente, António Cândido, Teixeira de Pascoaes, Augusto Casimiro, Alfredo Brochado, Ilídio Sardoeira, Agustina Bessa Luís, Alexandre Pinheiro Torres...
Instalado no Convento Dominicano de S. Gonçalo de Amarante, construção empreendida ao longo dos sécs. XVI-XVIII, o Museu foi progressivamente ocupando alguns desses espaços, sucessivamente qualificados até ao projecto revalorizador de arquitectura, de 1980, de sentido moderno, do arquitecto Alcino Soutinho, com a reconstituição dos dois claustros, desvirtuados pela demolição do corpo que os separava, realizada em meados do século XIX.
Em nome de Amadeo e da historicidade da sua obra, o Museu procura uma senda de modernidade. Encadeiam-se as gerações de artistas, com as obras e os autores possíveis, certamente com muitas lacunas que sempre desejamos ultrapassar, mas com uma coerência conciliadora das correntes artísticas com o acerto museológico.
Amadeo de Souza Cardoso
Interior do Museu de Amadeo de Souza Cardoso
. MUSEU DE AMADEO DE SOUZA ...
. Amarante já tem Portal de...